PROGRAMAÇÃO QUARESMA- FEVEREIRO

Significado e importância da Quaresma

 

A CERIMÔNIA DE IMPOSIÇÃO das cinzas dá início a um período espiritual singularmente importante para todo cristão que busca se preparar para viver melhor e mais profundamente o Mistério Pascal, que se reflete na Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Este especial tempo litúrgico busca o cumprimento da exortação evangélica essencial: “Convertei-vos”, imperativo que é proposto a todos os fiéis mediante as palavras do rito da Quarta-feira de Cinzas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” e na expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”. Recorda a inexorável finitude e a efêmera fragilidade da vida humana neste mundo, sujeita à morte.

A cerimônia das cinzas eleva o pensamento à Realidade eterna, Deus; Princípio e Fim, Alfa e Ômega de toda existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Valorização esta que implica uma consciência cada vez mais clara do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a Terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Sinônimo de “conversão”, é também a palavra “penitência”, como mudança de mentalidade; penitência como expressão de livre e positivo esforço no seguimento de Cristo.

 

Leia mais em: http://www.ofielcatolico.com.br/2005/02/significado-e-importancia-da-quaresma.html

Sobre o autor Visualizar todos os posts Autor website

Pascom

Deixar uma resposta

Seu e-mail não será publicado *

Translate »